quinta-feira, 12 de julho de 2012

Olímpiadas Colégio Tiradentes 2012
De 28/08/2012 a /01/09/2012
Ensino Fundamental e Ensino Médio  - Inscrições em Agosto

Futsal - Femino e Masculino
Xadrez
Tênis de Mesa
Cabo de Guerra
Peteca Mista
Arremesso de basquete


segunda-feira, 9 de julho de 2012


DICAS DE ESTUDO

Muita gente fica doida quando vai chegando a época das provas. Afinal, é importante ter boas notas, passar de ano, dar um bom exemplo, mostrar para os pais quem somos, nos preparar para o futuro, etc.... Porém, muitas vezes nos encontramos em uma situação onde as notas não são exatamente aquelas que queremos tirar. Nesse momento fazemos, principalmente, duas perguntas para nós mesmos: Será que eu estudo direito? Será que eu não sou inteligente?
Vamos começar respondendo a segunda pergunta. Mas para responder, precisamos primeiro discutir o que é inteligência. Será que existe mesmo essa de gente inteligente e gente que não aprende? E aquele papo de QI, que todo mundo fala, é verdade mesmo?

Existem vários tipos de inteligências, e não somente uma, segundo a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner (1985). O ser humano tem várias habilidades diferentes, todas elas são importantes e todas elas se completam. Essas inteligências são divididas em alguns tipos. Não dá para explicar todas, mas vou deixar um quadro que achei em um site da internet (www.mapasmentais.com.br) pra vocês verem se quiserem.




Ou seja, não existem pessoas inteligentes e pessoas que não aprende, mas existem pessoas com mais habilidade em um tipo de inteligência, e outras com mais habilidade em outro tipo. Portanto, você é capaz e inteligente, não importa quem seja!!!

Outra coisa que atrapalha é a questão da segurança e da confiança em si mesmo. Às vezes, por medo ou por insegurança ou pela pressão acabamos fazendo menos que conseguimos na verdade. Acredite em si e na sua capacidade.

Bom, vamos logo pras dicas.
  1. Estude em um ambiente que favoreça a concentração: Há pessoas que precisam de total silêncio, outras gostam de ouvir uma música de fundo. O importante mesmo é estar em um lugar onde você não se distraia durante o estudo e consiga se concentrar bem
  2. Estude sem estresse: A calma ajuda a não se perder enquanto estuda
  3. Leia sempre: Leia livros, sites, tudo o que puder. Quanto mais você ler, mais você vai saber.
  4. Relacione Memórias: Uma dica para facilitar em decorar as coisas é relacionar o que você está estudando com algo de sua vida. Por exemplo: Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, e você não consegue lembrar o nome dele.... faça uma relação, lembre de algum amigo seu com o nome Pedro e lembre de algo que ele te disse ou descobriu, escreva do lado na sua folha de estudos e decore não só o nome do descobridor do Brasil, mas também desse seu amigo. Quando relacionamos as coisas que estudamos com coisas comuns ao nosso dia-a-dia é bem mais difícil esquecer. A gente sempre lembra daquilo que está mais próximo, relacionar memórias vai te ajudar a lembrar daquilo que está mais distante também.
  5. Na matemática: Claro que você pode Inventar seu jeito de calcular as coisas, quem disse que não? Por exemplo, se você tem dificuldade com a tabuada de 4, é só decorar que ela sempre é a tabela de dois multiplicada por dois. Ou seja: 4x8 é igual a 2x8 (16) vezes 2 (32)!!! Ou então, na tabuada do 9, basta lembrar que é a tabuada do 10 diminuindo o número que você multiplica (ex: 9x7 = 10x7 - 7)!!! Viu como fica mais fácil... Invente os seus jeitos, sempre fiz isso e sempre me dei bem em matemática.
  6. Estude com antescedência e tire dúvidas com os professores antes: Nem precisa explicar, precisa?
  7. Mantenha as pazes com o travesseiro: A falta de um bom sono faz com que a gente perca a concentração e dificulta a aprendizagem. Durma bem durante a noite, recupere bem sua energia. Dizem os cientistas até mesmo que tirar um chochilo depois de estudar ajuda a memorizar o que estudamos e que nosso cérebro relembra tudo nos sonhos.
  8. Estabeleça um desafio: Desafie a si mesmo a estudar e ir bem. Estabeleça uma meta e premie-se caso consiga alcançá-la. Por exemplo: estabeleça estudar meia hora por dia antes de dormir. Como prêmio, prometa a si mesmo fazer algo legal se conseguir cumprir a meta.
  9. Faça do estudo/escola um prazer: Sei que parece difícil, até mesmo impossível, mas lembre-se: um professor maneiro deixa a matéria mais fácil, e um professor que não gostamos faz parecer que a matéria é horrível. Da mesma forma, se você souber olhar a matéria com outro olhar, talvez ela se torne agradável, até mesmo divertida. Lembre-se que é com matemática que fazemos jogos de computador, ou jogos de tabuleiro, ou a rede de celulares; lembre-se que com português e literatura contamos histórias, poesias, falamos de amor, etc.
E ENTÃO BOAS PROVAS! NÓS ACREDITAMOS EM VOCÊ!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA EDUCAÇÃO


A arte constantemente abre portas para um caminho onde o impossível não existe. Trabalhar a arte dá possibilidades de improvisar, transformar, ir além da superficialidade, entrelaçar os conhecimentos, em suma, entrar no terreno criativo da condição humana.

Esta manifestação dinâmica confere às artes uma importância que vai além de disciplina no currículo escolar, pois é produto íntimo da formação humana. O sujeito percebe a sensibilidade da humanidade quando tem a arte como algo significativo em sua educação.

Add caption
Parabeninamos a professora Rozana que faz com  que nossos alunos sintam vontade de crescer através da arte.

quinta-feira, 5 de julho de 2012


Srs. Pais ou Responsáveis,

            Entre os dias 09 e 13 de julho, acontecerá à segunda avaliação mensal para os alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental e o simulado para os alunos do 9º ao 3º do ensino médio. Conforme cronograma abaixo:

Data
Dia da Semana
6º ao 8ª ano
9º ano
1º ao 3º ano ensino médio
09/07
Segunda-feira
Português
Redação (Produção de texto)
Redação (Produção de texto)
10/07
Terça-feira
Inglês/Geografia
------------------
---------------------
11/07
Quarta-feira
História/Redação
Port. / Hist. / Geo. / Red. / Ens. Rel.
Port. / Quim. / Lit. / Geo. / Bio. / Ed.Fis.
12/07
Quinta-feira
Ciências
Mat. / Cie. / Ing. / Ed.Fis. / Arte
Mat. / Fís. / Hist. / Ing. / Soc. / Fil.
Espanhol(2º ano)
Arte (3º ano)
13/07
Sexta-feira
Matemática

-----------------

---------------------------



VALOR: 7 PONTOS

- O tempo de estudo é importantíssimo, procure fazê-lo da melhor forma possível.

- Rever as matérias que foram dadas em sala.

- Estude para um bom rendimento, evitando entrar em recuperação paralela.

ESPERAMOS UMA BOA SEMANA DE PROVAS PARA TODOS!

domingo, 1 de julho de 2012

ATENÇÃO PAIS!
SEMANA DE PROVAS MENSAIS
 09/07 A 13/07
O papel da escola na educação dos filhos vem sofrendo transformações, assim como a sociedade moderna. Mães que trabalham, novos papéis e valores sociais, grande volume de informações disponível por novas tecnologias como a internet, influenciam a família, o aluno e a escola. Em pouco tempo, professores e alunos procuram se adaptar à nova realidade, enquanto pais tentam garantir boa formação escolar aos filhos. Atentos a essa dinâmica, especialistas apresentam contribuições para compreender a questão.
O blog do Colégio Tiradentes veio  somar para que pais, escola e educadores, estejam juntos nesta formação da qual almejamos.